MURILO BRAGA EEM
DISCIPLINA: Matemática ANO: 2° TURMA: C
PROFESSOR: Manoel Neto DATA: 08/04/2011
ALUNO(a):GABARITO
AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE MATEMÁTICA
01. (FATES) Considere as seguintes sequências de números :
I. 3, 7, 11, ...
II. 2, 9, 16, ...
III. 5, 10, 15, ...
O número que continua cada uma das sequências deve ser respectivamente:
a. ( ) 15, 24, 30 c. ( ) 15, 23, 20 e. ( ) 17, 24, 30
b. ( ) 15, 23, 30 d. ( ) 17, 24, 20
02. (UFRGS) Em uma Progressão Aritmética, em que o primeiro termo é 23 e a razão é -6, a posição ocupada pelo elemento -13 é:
a. ( ) 8ª c. ( ) 6ª e. ( ) 4ª
b. ( ) 7ª d. ( ) 5ª
03. (PUC-SP - adaptada) Sendo 47 o décimo sétimo termo de uma PA e 2,75 a razão, qual o primeiro termo?
a. ( ) 1 c. ( ) 4 e. ( ) 5
b. ( ) 2 d. ( ) 3
04. O trigésimo primeiro termo de uma progressão aritmética de primeiro termo 2 e razão 3 é:
a. ( ) 63 c. ( ) 92 e. ( ) 98
b. ( ) 65 d. ( ) 95
05. Um teatro tem 18 poltronas na primeira fila, 24 na segunda, 30 na terceira e assim até a vigésima fila, que é a última. O número de poltronas desse teatro é:
a. ( ) 1200 c. ( ) 650 e. ( ) 8500
b. ( ) 1500 d. ( ) 1750
06. Quantos meios aritméticos devemos interpolar entre 112 e 250 para que a razão seja 23?
a. ( ) 3 c. ( ) 5 e. ( ) 7
b. ( ) 4 d. ( ) 6
07. (UNESP – 2004) Num laboratório foi feito um estudo sobre a evolução de uma população de vírus. Ao final de um minuto do início das observações, existia 1 elemento na população; ao final de dois minutos, existiam 5, e assim por diante. A seguinte sequência de figuras apresenta as populações do vírus (representado por um círculo) ao final de cada um dos quatro primeiros minutos.
Supondo que se manteve constante o ritmo de desenvolvimento da população, o número de vírus no final de 1 hora era de:a. ( ) 241 c. ( ) 237 e. ( ) 23
b. ( ) 238 d. ( ) 233
08. Dada a progressão (-3, 2, 7, ...), o seu 21° termo é igual a:
a. ( ) 87 c. ( ) 91 e. ( ) 97
b. ( ) 89 d. ( ) 95
09. Escreva uma PA de 5 termos sabendo que o primeiro termo é 7 e a razão é 10.
(7, 17, 27, 37, 47)
10. Determine a razão das progressões seguintes:
a. (1, 3, 5, ...)
r = 2
b. (-10, -5, 0, ...)
r = 5
muito boas questoes
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