sexta-feira, 8 de abril de 2011

GABARITO _PROVA DE MATEMÁTICA_ 1º ANO

MURILO BRAGA EEM
DISCIPLINA: MATEMÁTICA  ANO: 1°     TURMA:A,B,F
PROFESSOR: Manoel Neto          DATA: 05/04/2011
ALUNO(a):GABARITO

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE MATEMÁTICA

01. Qual dos valores a seguir, representa o valor numérico da expressão:
36 + 2 . {25 + [18 – (5 – 2) . 3]}
a. (   ) 104                    c. (   ) 176                    e. (   ) 1292
b. (   ) 106                    d. (   ) 959


02. Mariana comprou uma bermuda e três camisetas de mesmo preço, gastando ao todo R$ 60,00. Quanto custou cada camiseta?
ANULADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
a. (   ) R$ 180,00        c. (   ) R$ 60,00          e. (   ) 20,00
b. (   ) R$ 15,00          d. (   ) R$ 12,00

03. Um posto de combustível tem duas bombas de combustível cada uma com um contador que vai registrando o total acumulado de litros de combustível vendidos.

1ª BOMBA
2ª BOMBA
LITROS
15635
10215
Se esse posto vender todos os dias a mesma quantidade de combustível, quantos litros ao todo serão vendidos em 5 dias?
a. (   ) 25850               c. (   ) 51075               e. (   ) 15635
b. (   ) 78175              d. (   ) 129250

04. Em um curso de Inglês, a distribuição das idades dos alunos é dada pelo gráfico seguinte:

Qual o número total de alunos do curso?
a. (   ) 4 alunos        c. (   ) 5 alunos        e. (   ) 21 alunos
b. (   ) 20 alunos      d. (   ) 13 alunos




05. Dentre os conjuntos numéricos representados abaixo, qual indica o conjunto {x∈  Z*|-2 < x ≤ 3}?
a. (   ) {0, 1, 2}    
b. (   ) {-3, -2, -1, 1, 2, 3}
c. (   ) {-3, -1, 1, 3}              
d. (   ) {-1, 1, 2, 3}
e. (   ) {-3,-2, -1, 0, 1, 2, 3}

06. Em Matemática, é grande a importância de reconhecermos os significados dos símbolos. Portanto, identifique as informações com os símbolos de cada conjunto numérico: N, Z, Q.
-Utiliza-se no registro de temperaturas mínimas (Z)
-Utilizados para contagens                                           (N)
-Usados em partilhas ou fracionamentos                (Q)

07. Observe os conjuntos A = {x ∈ Z| -4 < x ≤ 2} e B = {x ∈ N| 0 < x < 6}. A interseção (⋂) entre estes conjuntos é dada por:
a. (   ) {0, 1, 2}    
b. (   ) {-3, -2, -1}
c. (   ) {1, 2}              
d. (   ) {1}
e. (   ) {-3,-2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5}

08. (Saresp) O valor numérico da expressão x3 + 2x2, para x = 2 é:
a. (   ) 16                             b. (   ) 12                    e. (   ) 14
c. (   ) 10                             d. (   ) 2

09. Dados os conjuntos A = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8}, B = {0, 2, 4, 6, 8} e C = {1, 3, 5, 7, 9, 11}, determine:
a. A ⋃ C = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 11}
b. A ⋂ B = {0, 2, 4, 6, 8}
c. A ⋃ B ⋃ C = {     } ou

10. Se A = {x  R | 2 < x < 10}, B = {x  R | - 3 ≤ x < 4} e C = {x  R | 5 ≤ x ≤ 12}, determine:
a. A ⋃ B = {-3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}
b. A ⋂ B = {1, 2, 3}
c. A⋂B⋂C={     } ou

GABARITO - AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA - 2º ANO "C"

MURILO BRAGA EEM
DISCIPLINA: Matemática     ANO: 2°     TURMA: C
PROFESSOR: Manoel Neto            DATA: 08/04/2011
ALUNO(a):GABARITO

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE MATEMÁTICA

01. (FATES) Considere as seguintes sequências de números :
I. 3, 7, 11, ...
II. 2, 9, 16, ...
III. 5, 10, 15, ...
O número que continua cada uma das sequências deve ser respectivamente:
a. (   ) 15, 24, 30    c. (   ) 15, 23, 20    e. (   ) 17, 24, 30
b. (   ) 15, 23, 30    d. (   ) 17, 24, 20

02. (UFRGS) Em uma Progressão Aritmética, em que o primeiro termo é 23 e a razão é -6, a posição ocupada pelo elemento -13 é:
a. (   ) 8ª                   c. (   ) 6ª                  e. (   ) 4ª
b. (   ) 7ª                  d. (   ) 5ª

03. (PUC-SP - adaptada) Sendo 47 o décimo sétimo termo de uma PA e 2,75 a razão, qual o primeiro termo?
a. (   ) 1                     c. (   ) 4                    e. (   ) 5
b. (   ) 2                    d. (   ) 3

04. O trigésimo primeiro termo de uma progressão aritmética de primeiro termo 2 e razão 3 é:
a. (   ) 63                  c. (   ) 92                  e. (   ) 98
b. (   ) 65                 d. (   ) 95

05. Um teatro tem 18 poltronas na primeira fila, 24 na segunda, 30 na terceira e assim até a vigésima fila, que é a última. O número de poltronas desse teatro é:
a. (   ) 1200             c. (   ) 650                e. (   ) 8500
b. (   ) 1500             d. (   ) 1750
06. Quantos meios aritméticos devemos interpolar entre 112 e 250 para que a razão seja 23?
a. (   ) 3                     c. (   ) 5                    e. (   ) 7
b. (   ) 4                    d. (   ) 6

07. (UNESP – 2004) Num laboratório foi feito um estudo sobre a evolução de uma população de vírus. Ao final de um minuto do início das observações, existia 1 elemento na população; ao final de dois minutos, existiam 5, e assim por diante. A seguinte sequência de figuras apresenta as populações do vírus (representado por um círculo) ao final de cada um dos quatro primeiros minutos.
Supondo que se manteve constante o ritmo de desenvolvimento da população, o número de vírus no final de 1 hora era de:
a. (   ) 241                   c. (   ) 237                    e. (   ) 23
b. (   ) 238                   d. (   ) 233

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
08. Dada a progressão (-3, 2, 7, ...), o seu 21° termo é igual a:
a. (   ) 87                    c. (   ) 91                        e. (   ) 97
b. (   ) 89                    d. (   ) 95

09. Escreva uma PA de 5 termos sabendo que o primeiro termo é 7 e a razão é 10.
(7, 17, 27, 37, 47)


10. Determine a razão das progressões seguintes:
a. (1, 3, 5, ...)
r = 2

b. (-10, -5, 0, ...)
r = 5

quinta-feira, 7 de abril de 2011

GABARITO_AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE FÍSICA_1º ANO

Na última terça-feira, 05 de abril, foi realizada a avaliação bimestral de Física. Com 08 itens objetivos (múltipla escolha) e 02 descritivos, a avaliação contemplou as três primeiras aulas do Módulo 1 do projeto: Primeiro, aprender! 
Abaixo, segue o gabarito da avaliação. Boa Sorte!



MURILO BRAGA EEM
DISCIPLINA: Física          ANO: 1°          TURMAS: A, B
PROFESSOR: Manoel Neto          DATA DA PROVA: 05/04/2011
ALUNO(a): GABARITO

AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE FÍSICA

01. A Física se divide em áreas de acordo com características particulares a cada uma. Indique a opção que traz corretamente a área juntamente com sua característica.
a. (   ) Mecânica – estuda as leis do calor;
b. (   ) Eletromagnetismo – estuda os fenômenos relacionados à visão;
c. (  ) Termodinâmica – estuda as leis que controlam as relações entre calor, trabalho e outras formas de energia;
d. (   ) Óptica – estuda os fenômenos entre campos elétricos e magnéticos;
e. (   ) Acústica – estuda o movimento de objetos e as causas desse movimento.


02. Grandes homens modificaram ao longo dos tempos, os conhecimentos em Física, criando leis e explicando fenômenos até então atribuídos aos deuses. Assinale a opção que contenham corretamente alguns desses cientistas.
a. (   ) Galileu Galilei – Isaac Newton – Mozart
b. (   ) Galileu Galilei – Dom João VI – Isaac Newton
c. (  ) Galileu Galilei – Isaac Newton – Albert Einstein
d. (   ) Aristóteles – Sócrates – Platão
e. (   ) Lavoisier – Isaac Newton – Albert Einstein


03. Em 1790, os franceses escolheram como unidade padrão de massa o grama, que, por ser representado em pequena porção, foi, mais tarde, trocado pelo quilograma. A massa do quilograma corresponde a:
a. (   ) 1 T                 c. (   ) 100 kg              e. (   ) 1000 g
b. (   ) 10 kg            d. (   ) 1000 T


04. As unidades fundamentais do Sistema Internacional (SI) são sete. Relacione cada unidade com seu respectivo símbolo.
I. Metro                                                        (VII) cd
II. Quilograma                                             ( IV) A
III. Segundo                                                 (  I  ) m
IV. Ampère                                                  ( VI) mol
V. Temperatura termodinâmica               (III) s
VI. Quantidade de matéria                        ( II ) kg
VII. Intensidade luminosa                         ( V ) k


05. Algarismos significativos são geralmente usados quando precisamos dar resultado de uma medição que nos parece imprecisa. Definimos esses algarismos como sendo:
a. (   ) o resultado do comprimento
b. (   ) o instrumento usado para medir
c. (   ) os algarismos exatos mais um duvidoso
d. (   ) a medida expressa em unidade de metro
e. (  ) os fatores que devem ser indicados na unidade de medida

06. O resultado da medição do comprimento de uma mesa é dado por 2,47 m. Quantos são os algarismos significativos da medição?
a. (   ) 2                c. (   ) 2,47                e. (   ) 247
b. (   ) 3               d. (   ) 13

07. O município de Martinópole dista 18 km do município de Granja. Essa medida pode ser expressa por:
a. (   ) 18 m
b. (   ) 108 m
c. (   ) 180 m
d. (   ) 1800 m
e. (   ) 18000 m

08. O Método Científico está dividido em quatro etapas. Assinale a ordem correta dessas etapas.
a. (   ) Formulação de um problema – Observações e experimentos – Teste da interpretação – Interpretação e hipóteses;
b. (   ) Observações e experimentos – Formulação de problema - Teste da interpretação – Interpretação e hipóteses;
c. (  ) Formulação do problema – Observações e experimentos – Interpretação e formulação de hipóteses – Teste da interpretação;
d. (  ) Formulação do problema – Interpretação e formulação de hipóteses – Observações e experimentos – Teste da interpretação;
e. (   ) Observações e experimentos – Formulação do problema – Teste da interpretação – Interpretação e formulação de hipóteses.

09. Transforme em unidades do SI.
a. 17 toneladas (t) = 17000 kg
b. 250 minutos (min) = 15000 s
c. 2,4 quilômetros (km) = 2400 m

10. Transforme como se pede:
a. 10 km em m = 10000 km
b. 15s em min = 0,25 min
c. 150 g em kg = 0,15 kg